Aprovado piso regional com reajuste de 9,86%
quarta-feira, 13 de abril de 2011 (Foto: Divulgação)

O piso regional vai variar de R$ 607,88, para a faixa 1 (trabalhador rural), até R$ 1.630,99, da faixa 9 (Nível Superior). “O importante é que aprovamos o que foi acordado entre todas as partes, trabalhadores, empregadores e deputados, com a participação do governo”, exaltou o presidente da Comissão de Trabalho da Alerj, deputado Ricardo Abrão (PDT).
Após três meses de espera e intensa negociação nos últimos dias, os deputados aprovaram ontem um substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça em relação à mensagem do governo do estado, que previa um reajuste de 6,86% retroativo a 1º de janeiro. Esse índice tinha o apoio dos empresários, mas era rejeitado pelos trabalhadores. Estes exigiam, pelo menos, mais 4,5% de aumento.
NOVAS CATEGORIAS
Após diversas reuniões entre parlamentares, trabalhadores, empresários e representantes do governo, o presidente da Alerj, Paulo Melo, conseguiu obter o consenso em torno de mais três pontos percentuais de aumento, mas sem os retroativos para não onerar a folha de pagamento dos empregadores.
Das 89 emendas à mensagem original, o substitutivo, formalizado no fim de semana, aceitou as que incluíam novas categorias profissionais de níveis Técnico e Superior às faixas salariais. A inclusão de mais classes era reivindicação dos trabalhadores.As novas categorias de trabalhadores incluídas no piso regional na votação de ontem na Alerj:
NA FAIXA 3: criadores de rãs
NA FAIXA 4: cabineiros de elevadorNA FAIXA 5: porteiros, porteiros noturnos e zeladores de condomínios; trabalhadores em podologia, atendentes de consultório, clínica médica e serviço hospitalar.
NA FAIXA 7: trabalhadores de Nível Técnico registrados nos conselhos de classe (como em Farmácia e Radiologia); técnicos imobiliários
NA FAIXA 8: técnicos em mecatrônica
NA FAIXA 9: psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, arquitetos, engenheiros, estatísticos, profissionais de educação física, assistentes sociais, biólogos, nutricionistas, biomédicos, enfermeiros, secretárias executivas, bibliotecário de Nível Superior e farmacêuticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário